Planejando abastecimento
Boa viagem

08/04/2015
O que trago aqui é do conhecimento dos Motociclistas experientes, portanto não é nenhuma novidade, entretanto temos muitos novatos, navegadores de primeira viagem, e como ninguém nasce sabendo, essa informação se somará a tantas outras.
Sob outro aspecto, ao longo das minhas viagens e passeios, encontrei alguns teimosos que insistem em “esticar” mais um pouco e aí acontece a pane seca, situação desconcertante, vexatória, constrangedora, principalmente quando é fruto da teimosia.
Um ex-companheiro de passeios e viagens, meloso como ele só, não completou o tanque da sua Bandit porque só iria rodar 50km (na ideia dele), resultado, às 22:30h na BA001, após ter rodado uns 60km, a zorra acusou reserva; não havia posto aberto; parou em um posto já fechado, tudo escuro, para pedir informação (foi ele só com a esposa na garupa); precisou retornar enquanto os demais foram obrigados a esperar pagando o preço da idiotice do “desligado”.
Tudo bem que partindo de um ponto a outro abastecer após rodar 50km pode parecer desnecessário, porém quando o próximo posto sabido está a mais de 150km, mesmo se o combustível der para rodar do ponto de origem ao segundo posto sabido, o certo é abastecer no primeiro posto (50km) e abastecer novamente no segundo posto.
Com a Internet fica muito fácil preparar a programação de viagem e programar os abastecimentos, inclusive para efeito de aproveitamento máximo das distâncias a percorrer, ou seja, equilíbrio entre rodar/descansar, do contrário é sair à toa, ao acaso, mas sabendo que o preço poderá ser alto.
Enfim, o recomendado é sempre sair com o tanque cheio e parar para abastecer a cada 150km no máximo, inclusive para evitar o estresse físico e mental. Se não detiver informações sobre postos de abastecimento, abasteça no primeiro que aparecer após rodar 50km. Há de ser pensado em alguma eventualidade mecânica, a exemplo de vazamento provocado pelo impacto daquela pedrinha que estava voando e que você não sabe de onde veio ou aquela mangueira que ressecou precocemente por fadiga do material.
Tudo não passa de precauções para com a segurança.